Paquimetria
O que é?
A paquimetria é um exame oftalmológico que mede a espessura da córnea, a camada transparente localizada na região anterior do globo ocular.
Para que serve?
A paquimetria costuma ser indicada tanto para o diagnóstico e controle de diferentes doenças oculares quanto para avaliação pré e pós-operatória de algumas cirurgias. É importante para a precisão da medida da pressão intraocular. Pacientes com córneas finas podem apresentar valores menores, enquanto córneas espessas são capazes de elevar esse número.
É um exame fundamental para diagnosticar e monitorar a progressão do ceratocone, pois ajuda a decidir o momento ideal para intervenções cirúrgicas.
Edema da córnea
O edema (ou inchaço) da córnea é um problema oftalmológico que pode ocorrer devido a várias razões, como traumas, processos inflamatórios, infecções, complicações pós-cirúrgicas, entre outras.
A paquimetria é utilizada para medir o grau do inchaço e auxiliar no diagnóstico e monitoramento da condição.
Alterações genéticas
Algumas pessoas possuem predisposição genética para desenvolver condições oculares que afetam a espessura corneana, como distrofias corneanas.
Nesses casos, a paquimetria é recomendada como exame de rotina para auxiliar na detecção precoce e no controle preventivo dessas condições.
Antes de realizar cirurgias refrativas, como LASIK, PRK ou SMILE — que é a última geração em cirurgias a laser para corrigir erros de refração, sendo a mais moderna e segura de todas — os pacientes passam por uma avaliação completa da córnea.
A paquimetria permite ao cirurgião ter informações precisas sobre a espessura da córnea, o que ajuda a determinar a viabilidade e segurança do procedimento.